Há muitos fatores que podem levar a um acidente de avião, incluindo problemas mecânicos, falhas humanas ou condições climáticas extremas. Quando um avião sofre uma pane e um pouso forçado se torna inevitável, é importante saber o que fazer para aumentar suas chances de sobrevivência.

Antes do pouso forçado

A preparação antes do pouso forçado é fundamental. Uma das primeiras coisas que você deve fazer é prestar atenção à orientação de segurança fornecida pela equipe do avião. A maioria das companhias aéreas exige que os passageiros assistam a instruções de segurança antes de decolar. Essas instruções incluem informações sobre como colocar o colete salva-vidas, como usar a máscara de oxigênio, localização e uso dos sinalizadores de emergência, entre outros.

Outra coisa importante que você pode fazer para se preparar para um pouso forçado é estudar as saídas de emergência antes de decolar. É essencial saber quantas saídas de emergência existem e onde elas estão localizadas. Se você está sentado próximo a uma saída de emergência, certifique-se de conhecer seu funcionamento e como usá-la no caso de um pouso forçado.

Além disso, é recomendável levar uma pequena bolsa com suprimentos de emergência, incluindo água, comida, medicamentos, cobertor, bateria extra para celular e uma lanterna com pilhas extras. Esse tipo de equipamento pode ser a diferença entre sobreviver ou não.

Durante o pouso forçado

Quando ocorrer um pouso forçado, você deve permanecer calmo e seguir as instruções da equipe do avião, se houver alguma. Siga as instruções, mesmo que isso signifique abandonar seus pertences e sair rapidamente do avião.

Quando um avião pousa fora da pista, pode vir a ocorrer um incêndio, sendo importante sair do avião o mais rápido possível. Além disso, é crucial prestar atenção às escorregadeiras infláveis, certificando-se de como usá-las e em que ponto do avião elas estão localizadas.

Depois do pouso forçado

Após o pouso forçado, é importante avaliar sua condição física e a de seus companheiros de voo. Se houver feridos, você deve solicitar ajuda imediatamente. Se possível, tente fazer um inventário mental de seus suprimentos de emergência e reserve o uso de seus recursos por quanto tempo você acha que pode precisar deles.

Se você estiver em um ambiente desconhecido, procure imediatamente sinais de contato, como um rio, estrada ou trilha. Se possível, suba em um ponto alto, como uma colina, para tentar ter uma visão melhor da área e encontrar sinais de resgate.

Ao tomar medidas para aumentar suas chances de sobrevivência em um pouso forçado, você pode salvar a sua vida e a dos seus companheiros de voo. Lembre-se de manter a calma, seguir as instruções, e ficar preparado para qualquer emergência que possa surgir.